quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Meyer Filho na visão dos alunos do 6º ano


MEYER FILHO – Itajaí/ SC, 1919 – Florianópolis/SC,1991.

Material de pintura entre os pães do piquenique, tudo ajeitado no porta malas de uma Rural, lá seguia a família Meyer para mais um dia de praia na Florianópolis dos anos 1960. Entre um sanduíche e um banho de mar, Meyer Filho acrescentava traços ao novo quadro. Qualquer hora era hora para ele criar. Até durante o expediente no Banco do Brasil, onde trabalhou como escriturário durante 30 anos e61 dias- fazia questão de computar-,deixava os afazeres de lado para desenhar...



Contador que era, somou 30 mil desenhos feitos na hora do cafezinho. Belo dia, num surto de inspiração, Meyer Filho utilizou o carimbo de numeração do banco para fazer explodir no papel mais um galo, tema que tornou sua marca registrada. No seu ateliê, preenchia os quadros com grafismos multicoloridos, encerrados em contornos negros, como fragmentos de um caleidoscópio.



Decidiu ser artista em 1946, numa época em que o academicismo reinava nas artes de Santa Catarina e em que, ao lado de poucos, precisou cavar espaço para o modernismo. Primeiro impôs sua narrativa transcendental nos principais centros culturais do país, para então ser reconhecido em sua terra.



Mesmo depois do reconhecimento, ainda era visto com olhos atravessados, dependurado em algum muro, espiando o quintal de uma casa açoriana para compor mais um quadro. Causou polêmica com pássaros em forma de pênis nas telas. Meyer Filho faleceu aos 71 anos em plena atividade, mas deixou uns cinco galos siderais órfãos: não sobrou tempo para ele assinar suas últimas criações.



Construtores das artes visuais – 30 artistas de Santa Catarina em 160 anos

De expressão-página 48




ERNESTO MEYER FILHO (1919/1991)
Nome marcante das artes plásticas catarinenses, Meyer Filho era natural de Itajaí. Funcionário aposentado do BB.
Abebeano de primeira hora, foi um dos cinqüenta sócios iniciais do clube. Pintor e escultor, se tornou famoso por seus galos multicoloridos. De estilo surrealista, fez parte do “Grupo Sul”, nos anos 50. Sua obra foi exposta na Semana da Cultura, em 1993, quando se comemorou o quadragésimo aniversário da AABB. No ano 2000, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) sediou o evento “Muito além de Marte: o universo de Meyer Filho”, uma retrospectiva de sua vida e obra. Assinava seus trabalhos com a estranha sigla VLSTEMF (Via Láctea Sol Terra Ernesto Meyer Filho), pois acreditava em vidas em outros planetas, o que lhe valeu a alcunha de “Cidadão Marte”
.

Um comentário: