domingo, 26 de setembro de 2010

Marina Bychkova

 

Quando vi essas bonecas, imediatamente retornei a infância brincando com minha Susi na década de 70, cortando os cabelos e pintando o rosto com canetinha hidrocor...essas bonecas além de remeter ao passado me remete a outra dimensão...a dimensão apreciativa de um objeto altamente estético e provocativo, segue abaixo algumas bonecas....apreciem...

Marina Bychkova nasceu na Rússia mas vive no Canadá desde os 14 anos de idade. Desde muito nova dedicou-se à criação de pequenos modelos articulados, concebidos em diversos materiais, que foi ajustando à medida das exigências do seu próprio trabalho.
Marina Bychkova, “Lolita”, porcelana pintada, 2009
Mais recentemente, a artista deixou de utilizar o barro polímero para se dedicar inteiramente à porcelana. A dimensão dos modelos situa-se entre os 30 e os 40 centímetros de altura e os adereços (verdadeiras miniaturas, como se de filigrana se tratasse) são produzidos exclusivamente para cada peça.

Marina Bychkova, “Lolita”, porcelana pintada, 2009
Marina Bychkova, “Lolita”, adereços
Marina Bychkova, “Lolita”, adereços
Marina Bychkova: “A minha necessidade de trabalhar com bonecos tornou-se evidente quando eu tinha seis anos de idade. Quando era criança, tornei-me dolorosamente consciente da mediocridade das bonecas produzidas em massa. Essa frustração, juntamente com a minha sensibilidade, inspirou-me a criar as minhas próprias bonecas, adaptadas ao meu conceito de beleza feminina.
“Um ponto de particular interesse para mim foi, não só a articulação da vida com o corpo, mas também o equilíbrio entre a forma delicada e a extraordinária função de uma boneca.” (Marina Bychkova)
Marina Bychkova, “Peacock”, porcelana, 2009
Marina Bychkova, “Peacock”, 36 cm de altura
Marina Bychkova, “State Property”, 2009
Marina Bychkova, “State Property”, porcelana tatuada
Marina Bychkova, “Lily”, porcelana pintada, 2009
Marina Bychkova, “Lily”, concepção do penteado
Marina Bychkova no atelier, 2009
“Lily” e Marina Bychkova, 2009
Marina Bychkova, “Little Aristocrat Lily”, 2009
“No início eu só queria ter brinquedos para brincar, mas, progressivamente, o meu desejo de construir bonecas deu lugar à paixão do acto de as fazer e, quando tinha dez anos, o pretexto já não era a brincadeira. O processo de concepção tornou-se então desafiador e a construção dos modelos passou a ser para mim o mais intrigante e divertido de todos os jogos.” (Marina Bychkova)
Marina Bychkova, trabalho de projecto, 2009
Marina Bychkova, construção dos modelos
Marina Bychkova, “Captain Nemo's Daughter”, 2010
Marina Bychkova e uma das suas "Enchanted Doll"
Marina Bychkova vai apresentar no dia 11 de Junho, em Berlim, a sua peça mais recente, concluída este ano e ainda não exibida em público – “Captain Nemo's Daughter”. Local: Strychnin Gallery.
Fontes: aqui, aqui e aqui.
Marina Bychkova, Siberia, Rússia, 1982

Nenhum comentário:

Postar um comentário