Produções dos alunos do 6º ano 2010
Projeto da disciplina de artes visuais que visa unir duas manifestações culturais: o Processo de criação de Franklin Cascaes no suporte da Literatura de Cordel.
No decorrer de sua vida, Franklin Cascaes (1908-1985) expressou em forma de arte os estudos que realizou sobre a cultura açoriana na Ilha de Santa Catarina, seus aspetos folclóricos, culturais, suas lendas e superstições como se fora um ritual abstrato que atingisse a estrutura vital do mito. E fê-lo soberbamente, já que da pesca da tainha à cerâmica, dos cantos aos engenhos de farinha e açúcar, aprofundou, sobretudo o estudo que trata das lendas através de um desenho fantástico, cujo sentido mítico dimensiona uma criatividade genuína e profunda.
"Eu apricio boitatá e até dedico-lhe amizade por ser partícula de mim em combustão e eletricidade."
"Se não houvesse o medo, essas impressões todas, a vida seria muito mais pobre, seria uma coisa dura, seca, sem expressão."
"O ente sobrenatural de que o homem tem mais medo é ele mesmo, é de si mesmo. Ele tem medo da verdade. Ele tem medo de boitatá, que é fogo-fátuo, que está nele próprio."
Nenhum comentário:
Postar um comentário