quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"Inimigos" - Gil VICENTE.

 

Artista 'mata' Lula, FH e outros políticos na obra mais polêmica da Bienal de SP

Plantão | Publicada em 21/09/2010 às 14h00m
Suzana Velasco






Na foto Gil Vicente, ao lada das suas obras matando Lula . Foto Eliária Andrade O artista Gil Vicente em frente a duas das telas de 'Inimigos' / Eliaria Andrade - Agência O Globo
RIO - Ninguém foi mais assediado na segunda-feira do que o pernambucano Gil Vicente, por enquanto a grande estrela da 29ª Bienal de São Paulo. Na última sexta-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo fez uma nota de repúdio e ameaçou processar a Fundação Bienal por expor a série de desenhos em carvão "Inimigos", em que Vicente se autorretrata matando personalidades como o presidente Lula, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a rainha da Inglaterra Elizabeth II e o papa Bento XVI. A Bienal já afirmou que não vai retirar a obra, exposta anteriormente em quatro outras cidades.
Confira galeria de fotos com algumas das 359 obras da edição 2010 da Bienal SP - Parece que voltamos à ditadura. A OAB alegou que a obra incita o crime. Qual é o crime maior, criar essa ficção ou o roubo de dinheiro público dos nossos políticos? - questionou Gil Vicente.
O curador Agnaldo Farias criticou a ação como "tacanha e mesquinha":
- Dizer que a obra incentiva a violência é o mesmo que dizer que "Édipo rei" incentiva o incesto. Só chamará mais atenção para o artista, cujo trabalho tem muito mais qualidade do que essa polêmica.
Leia mais: Bienal de São Paulo é labirinto poético longe do vazio da edição anterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário