quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Basquiat -Grafiteiro- Street Art



Street art, arte urbana, grafite, não pode ser confundida com pichação, como muitos ainda insistem equiparar. O grafite é uma arte muito mais complexa, muito popular entre os jovens de todo o mundo, uma vertente radical que usa os muros e fachadas das cidades para expôr sua arte.
A arte do grafite generalizou-se pelo mundo a partir do movimento de contracultura de maio de 1968, quando os muros de Paris foram palco de inscrições de caráter poético político.
Dentre os grafiteiros, o mais célebre foi Jean Michel Basquiat que no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan.



Este jovem artista contemporâneo americano, dos anos 80, nascido em Nova Iorque, 22 de dezembro de 1960, filho de pai haitiano e mãe portoriquenha. Aos 24 anos, seus quadros já valiam 25 mil dólares.
Antes do sucesso foi morador de rua . O grafite foi seu primeiro degrau para o sucesso como grande artista.Estilo esse que não deixou de lhe influenciar depois de trocar a pintura nas ruas para o óleo sobre tela, disputado nas melhores galerias e mais conceituados leilões de arte. Já conhecido, foi adotado pelo Mestre da Arte Pop Andy Warhol, cuja morte, em 1987, contribuiu para uma grave crise depressiva agravada com elevado consumo de drogas.
Com traços disformes e fortes a força da expressão do seu inconsciente é retratada através das cores fortes e marcantes.
As drogas, quase todas, o álcool e a sua vivência nas ruas, influenciaram a pintura do jovem Basquiat, dando-lhe força e liberdade criativa na busca inconstante do equilíbrio existencial que nunca encontrou. Em 12 de agosto de 1988 uma over dose interrompe a trajetória desse grande artista americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário